O vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância?
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho é uma reflexão sobre como as new medias estão sendo (sub)utilizadas no ambiente escolar trabalhando o tema da vigilância e (des)construção de identidades e processos de subjetivação utilizando a produção de vídeo como meio. Articulada à observação e prática do Estágio Curricular, as justificativas para o desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à Educação e a construção de identidades esteriotipadas impostas pela mídia, em que alunos estão sujeitos. A produção audiovisual ...
Este trabalho é uma reflexão sobre como as new medias estão sendo (sub)utilizadas no ambiente escolar trabalhando o tema da vigilância e (des)construção de identidades e processos de subjetivação utilizando a produção de vídeo como meio. Articulada à observação e prática do Estágio Curricular, as justificativas para o desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à Educação e a construção de identidades esteriotipadas impostas pela mídia, em que alunos estão sujeitos. A produção audiovisual é introduzida nas escolas através de programas de aprendizagem financiados pelo governo e por grandes empresas (os mesmos que financiam os projetos ligados ao cinema e à televisão no Brasil) o que muitas vezes impõe regras que limitam a criação artística com a utilização do vídeo. Este projeto foi desenvolvido a partir de uma experiência prática em uma escola pública da região periférica de Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License