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dc.contributor.advisorSemeler, Alberto Marinho Ribaspt_BR
dc.contributor.authorBertol, Tiele Mariept_BR
dc.date.accessioned2014-07-12T02:12:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97635pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma reflexão sobre como as new medias estão sendo (sub)utilizadas no ambiente escolar trabalhando o tema da vigilância e (des)construção de identidades e processos de subjetivação utilizando a produção de vídeo como meio. Articulada à observação e prática do Estágio Curricular, as justificativas para o desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à Educação e a construção de identidades esteriotipadas impostas pela mídia, em que alunos estão sujeitos. A produção audiovisual é introduzida nas escolas através de programas de aprendizagem financiados pelo governo e por grandes empresas (os mesmos que financiam os projetos ligados ao cinema e à televisão no Brasil) o que muitas vezes impõe regras que limitam a criação artística com a utilização do vídeo. Este projeto foi desenvolvido a partir de uma experiência prática em uma escola pública da região periférica de Porto Alegre.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte : Educaçãopt_BR
dc.subjectArte : Videopt_BR
dc.titleO vídeo como potência criativa ou instrumento de vigilância?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000920994pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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