A imagem : um ponto de partida para o processo composicional
dc.contributor.advisor | Chaves, Celso Giannetti Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Rivera Baquero, Angel Alfonso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-12T02:12:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/97629 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente memorial apresenta uma reflexão teórica sobre a utilização da imagem como ponto de partida da organização estrutural e formal do processo composicional. A primeira parte apresenta as referências musicais e as motivações estéticas com as quais dialogo e que impactaram minha composição. A segunda parte consiste em um referente teórico, o qual se centra na análise da importância da imagem nos processos criativos, citando autores como Salles (2011) e Ostrower (2013); por outra parte, sintetiza casos de compositores cujos processos criativos foram mediados pela imagem e empregaram possibilidades de utilização da imagem como orientadora ao longo do percurso criativo. Finalmente, apresento as composições: Fantasia Bolerosa (2012), Quya-Killa (2012), Um Olhar no passado (2013), objeto principal de reflexão e análise, sob os conceitos de repetição e reiteração, Ferraz (1998). O resultado deste trabalho demonstra que a utilização da imagem é uma ferramenta que pode complementar a metodologia composicional na criação de peças como as que integram este memorial de composição. | pt_BR |
dc.description.abstract | The memorial gift provides a theoretical reflection on the use of the image as a starting point in the structural organization and the formal compositional process. The first part presents the musical references and aesthetic motivations with which dialogue and that somehow influenced my composition. The second part consists of a theoretical framework which focuses on analyzing the importance of image in creative processes, citing authors such as Salles (2011) and Ostrower (2013), for other instances synthesizes part of composers, whose processes were mediated by creative image and who employed possibilities of using image as a guideline along the creative path. Finally I present the compositions: Fantasia Bolerosa (2012), Quya- Killa (2012), Um Olhar no passado (2013), the main object of reflection and analysis. The result of this study shows that the use of the image is a tool that can complement the compositional methodology in creating pieces as that integrate this memorial composition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.format.mimetype | video/x-msvideo | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Musical composition | en |
dc.subject | Composição musical | pt_BR |
dc.subject | Creative process | en |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Image | en |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Forma : Musica | pt_BR |
dc.subject | Form | en |
dc.title | A imagem : um ponto de partida para o processo composicional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000917360 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Música (414)