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dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorRivera Baquero, Angel Alfonsopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-12T02:12:21Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97629pt_BR
dc.description.abstractO presente memorial apresenta uma reflexão teórica sobre a utilização da imagem como ponto de partida da organização estrutural e formal do processo composicional. A primeira parte apresenta as referências musicais e as motivações estéticas com as quais dialogo e que impactaram minha composição. A segunda parte consiste em um referente teórico, o qual se centra na análise da importância da imagem nos processos criativos, citando autores como Salles (2011) e Ostrower (2013); por outra parte, sintetiza casos de compositores cujos processos criativos foram mediados pela imagem e empregaram possibilidades de utilização da imagem como orientadora ao longo do percurso criativo. Finalmente, apresento as composições: Fantasia Bolerosa (2012), Quya-Killa (2012), Um Olhar no passado (2013), objeto principal de reflexão e análise, sob os conceitos de repetição e reiteração, Ferraz (1998). O resultado deste trabalho demonstra que a utilização da imagem é uma ferramenta que pode complementar a metodologia composicional na criação de peças como as que integram este memorial de composição.pt_BR
dc.description.abstractThe memorial gift provides a theoretical reflection on the use of the image as a starting point in the structural organization and the formal compositional process. The first part presents the musical references and aesthetic motivations with which dialogue and that somehow influenced my composition. The second part consists of a theoretical framework which focuses on analyzing the importance of image in creative processes, citing authors such as Salles (2011) and Ostrower (2013), for other instances synthesizes part of composers, whose processes were mediated by creative image and who employed possibilities of using image as a guideline along the creative path. Finally I present the compositions: Fantasia Bolerosa (2012), Quya- Killa (2012), Um Olhar no passado (2013), the main object of reflection and analysis. The result of this study shows that the use of the image is a tool that can complement the compositional methodology in creating pieces as that integrate this memorial composition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.format.mimetypevideo/x-msvideo
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusical compositionen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectForma : Musicapt_BR
dc.subjectFormen
dc.titleA imagem : um ponto de partida para o processo composicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917360pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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