Gestão de uma microempresa do setor gráfico : o caso da Gráfica Modelo

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Data
2011Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este é um estudo de caso descritivo realizado em uma micro empresa do setor gráfico, denominada Gráfica Modelo, localizada em uma cidade no extremo oeste do Estado de Santa Catarina, tendo como objetivo principal, avaliar as práticas de gestão adotadas pela empresa. No estudo descrevem-se as práticas de gestão adotada, avaliando, especificamente, os setores: financeiro, produção e de pessoal com o propósito de identificar falhas na forma de gestão da empresa, considerando os setores analisados ...
Este é um estudo de caso descritivo realizado em uma micro empresa do setor gráfico, denominada Gráfica Modelo, localizada em uma cidade no extremo oeste do Estado de Santa Catarina, tendo como objetivo principal, avaliar as práticas de gestão adotadas pela empresa. No estudo descrevem-se as práticas de gestão adotada, avaliando, especificamente, os setores: financeiro, produção e de pessoal com o propósito de identificar falhas na forma de gestão da empresa, considerando os setores analisados e posterior sugestão de melhorias. As informações foram coletadas, por meio de entrevistas semi-estruturadas com o gestor e funcionários, bem como acompanhamento in loco do processo diário da empresa durante um período pré-determinado e acordado com os mesmos, descrevendo-se as práticas de gestão utilizadas, levantando-se as dificuldades enfrentadas nesse processo, com o objetivo de formular melhorias ao método empregado atualmente. Gerir uma micro empresa requerer uma série de aptidões, pois a sobrecarga de funções é uma realidade que dificulta a gestão. Embora existam diversas definições para MPE, este estudo adota a proposição da lei complementar 123/2006, que considera o faturamento como parâmetro para defini-las por entender que seja a que melhor se adapta a este estudo e a mais usual para fins contábeis e tributários. Na pesquisa percebe-se a pretensão da empresa em primar pela qualidade e cumprir prazos. Neste sentido, pode-se verificar diversas falhas que impedem a obtenção deste objetivo. Com o intuito de colaborar na obtenção de confiança para a tomada de decisões que gerem mudanças positivas na gestão, foram propostas alternativas de geração e controle de informações, bem como sugestões de procedimentos administrativos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3368)
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