A racionalidade instrumental e a substantiva na formação do administrador : um estudo na Escola de Administração da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A pesquisa busca analisar a formação oferecida aos estudantes de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a luz da racionalidade instrumental e da racionalidade substantiva. Para tanto foram realizados dois procedimentos metodológicos. O primeiro consistiu em uma análise de conteúdo com base em Bardin (2011), na qual cada frase do Projeto Pedagógico do Curso de Administração foi classificada em uma das três categorias criadas. Além disso, foi realizada uma etapa de entrevi ...
A pesquisa busca analisar a formação oferecida aos estudantes de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a luz da racionalidade instrumental e da racionalidade substantiva. Para tanto foram realizados dois procedimentos metodológicos. O primeiro consistiu em uma análise de conteúdo com base em Bardin (2011), na qual cada frase do Projeto Pedagógico do Curso de Administração foi classificada em uma das três categorias criadas. Além disso, foi realizada uma etapa de entrevistas qualitativas de caráter exploratório com formandos e recém-formados no Curso de Administração da UFRGS para que fosse possível a coleta de percepções e tendências sobre a formação desta graduação. Ambas as análises mostraram um forte predomínio da razão instrumental em detrimento da razão substantiva. Fez-se importante, no entanto, a vontade geral captada nas entrevistas de que o curso fosse ainda mais voltado para o instrumental, o que reforça a ideia de sociedade centrada no mercado na qual a formação dos estudantes é voltada exclusivamente para as demandas do grande capital e a ideologia dominante é vista como neutra e apolítica pelos próprios profissionais em formação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License