Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeira, Fábio Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorEnglert, Álvaro Scaravaglionipt_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:07:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96982pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa busca analisar a formação oferecida aos estudantes de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a luz da racionalidade instrumental e da racionalidade substantiva. Para tanto foram realizados dois procedimentos metodológicos. O primeiro consistiu em uma análise de conteúdo com base em Bardin (2011), na qual cada frase do Projeto Pedagógico do Curso de Administração foi classificada em uma das três categorias criadas. Além disso, foi realizada uma etapa de entrevistas qualitativas de caráter exploratório com formandos e recém-formados no Curso de Administração da UFRGS para que fosse possível a coleta de percepções e tendências sobre a formação desta graduação. Ambas as análises mostraram um forte predomínio da razão instrumental em detrimento da razão substantiva. Fez-se importante, no entanto, a vontade geral captada nas entrevistas de que o curso fosse ainda mais voltado para o instrumental, o que reforça a ideia de sociedade centrada no mercado na qual a formação dos estudantes é voltada exclusivamente para as demandas do grande capital e a ideologia dominante é vista como neutra e apolítica pelos próprios profissionais em formação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração.pt_BR
dc.titleA racionalidade instrumental e a substantiva na formação do administrador : um estudo na Escola de Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918173pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples