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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorGomes, Joneval Zanellapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-25T02:05:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96845pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de desvelar fatores determinantes de aceitação e uso de um Sistema de Informações implementado na área produtiva. O mapeamento destes fatores é obtido a partir das percepções dos operadores de produção. Esta pesquisa foi conduzida na área de fabricação de componentes, das unidades Planalto e Ana Rech, da empresa Marcopolo S/A, encarroçadora de ônibus sediada em Caxias do Sul. Quanto ao método, este estudo pode ser enquadrado como um estudo de caso com caráter descritivo que fez uso de análises quantitativas. As principais ferramentas estatísticas utilizadas na análise dos dados coletados foram: análise de agrupamentos (cluster), análise discriminante, análise fatorial e regressão múltipla. A triangulação dos dados foi executada com coleta de dados por observação pessoal e documental. Os principais resultados obtidos neste estudo foram: a determinação de quatro clusters que compartilham os mesmos perfis de respostas; a redução das variáveis a quatro fatores latentes, correlacionados ao modelo UTAUT proposto por Venkatesh et al. (2003); e a composição de equações preditoras que permitiram evidenciar quais os fatores que mais influenciam nas percepções de importância e satisfação do sistema denominado IMM.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to reveal determinant factors of acceptance and use of an information system implemented in the production area. Mapping of these factors derives from the perceptions of production workers. This research was conducted in two plants of Marcopolo S/A (Planto and Ana Rech), in its components manufacturing area. Marcopolo S/A is a bus body builder based in Caxias do Sul. This study is considered a descriptive case study with quantitative analysis in terms of research method. The main statistical tools used in data analysis phase were cluster analysis, discriminant analysis, factor analysis and multiple regression. Triangulation was performed with the data collected by personal observation and documents. Main results of this study were: determine four clusters that share similar profiles of respondents; reduction of latent variables to four factors correlated to the UTAUT model, proposed by Venkatesh et al. (2003); and composition of predictive equations to highlight factors that influence the perceptions of importance and satisfaction in a system called IMM.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcceptance and use factorsen
dc.subjectSistemas de informação : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectIndústria : Automaçãopt_BR
dc.subjectUTAUTen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.subjectMultivariate analysisen
dc.subjectGestão da produçãopt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectUsuario final : Sistemas de informacao : Decisao : Automacaopt_BR
dc.titleAceitação de um sistema de apoio à manufatura : um estudo de caso na empresa Marcopolo S/Apt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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