Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula
View/ Open
Date
2013Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos recursos didáticos constantes no livro didático Português: Literatura, Gramática e Produção Textual, dos autores Leila Sarmento e Douglas Tufano, o qual foi analisado no que tange à didatização do tema escolhido, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico. A análise convergi ...
Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos recursos didáticos constantes no livro didático Português: Literatura, Gramática e Produção Textual, dos autores Leila Sarmento e Douglas Tufano, o qual foi analisado no que tange à didatização do tema escolhido, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico. A análise convergiu para uma proposta de trabalho em sala de aula (plano de ensino), que visou dar conta das lacunas, verificadas no corpus estudado, quanto a soluções didáticas para o ensino de acentuação gráfica. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License