Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
dc.contributor.advisor | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Abreu, Cristiane de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T02:03:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95957 | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente inserção das tecnologias digitais à vida cotidiana ocasiona mudanças em diversos campos da atividade humana. A utilização de ferramentas digitais alcança as práticas sociais de leitura e de escrita, fazendo com o que processo de letramento ganhe novas dimensões. Entende-se que se fazem necessárias transformações também no processo de ensino e aprendizagem, exigindo o planejamento de estratégias pedagógicas desafiadoras que incorporem os recursos do meio digital e que atraiam e envolvam os alunos em uma participação ativa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é Investigar como um agente pedagógico animado pode contribuir no processo de letramento de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em uma estratégia pedagógica para apoio à escrita. Letramento, agentes pedagógicos animados e engajamento são conceitos centrais da perspectiva teórica na qual a pesquisa está ancorada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso, envolvendo um grupo de três estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de nove anos. A metodologia proposta incluiu o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica de letramento e optou-se pela técnica de observação participante como principal instrumento para a coleta de dados. Entrevistas semiestruturadas complementaram os resultados. As análises evidenciaram que o emprego de agentes pedagógicos animados favoreceu a ampliação de habilidades e competências que o processo de letramento infantil abrange. Entende-se também que a utilização destes agentes pode contribuir para o engajamento dos alunos – nos níveis comportamental, emocional e cognitivo – em estratégias pedagógicas, favorecendo o progresso em diferentes dimensões que o letramento envolve. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000912397 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)