Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorSalgueiro, Caroline Pintopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95946pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a adaptação do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, realizada por alunos do ensino médio, para ambiente digital, realizado por / para o público neoleitor. No atual contexto educacional é visível a dificuldade da leitura literária, bem como o desenvolvimento da escrita. Levando-se isso em consideração, os avanços e a propagação das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), no cenário educacional, essas são ferramentas importantes para sanar tal dificuldade. As amostras da avaliação realizadas pelos alunos, ao término da adaptação, evidenciam que os alunos leem, gostam de ler e acima de tudo produzem desde que haja interação com o texto lido. Para isso, realizou-se um estudo exploratório e para embasamento teórico desse trabalho utilizou-se os seguintes teóricos: Chartier, Lévy, Bakhtin, entre outros. Este trabalho, portanto, poderá colaborar, futuramente, para com outros professores que também tenham preocupação com a aquisição da leitura e da escrita, em ambientes digitais.pt_BR
dc.description.abstractThe adaptation of the tale Felicidade Clandestina (Happiness Clandestine) by Clarisse Lispector that is currently being presented, is performed by high school students for the digital environment, aiming and held by / for the public neoreader. In the current educational context the difficulty of literary reading is visible, as well as the development of writing, taking this into consideration, the progress and spread of ICTs (information and communication technology) in the educational setting, these are important tools to remedy such difficulty. Samples of the assessment performed by the students at the end of the adaptation demonstrate that students read, love to read and above all, produce, since there is interaction with the text read. For this we carried out a scoping study and theoretical foundation of this work which utilized the following theorists, among others. This work, therefore, can collaborate in the future for the acquisition of reading and writing in digital environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectNeoreaderen
dc.subjectDigital environmenten
dc.titleNeoloeitores em ambiente digital : usando tecnologias para recriar textos literários no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912210pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples