Reflexão no contexto escolar : um estudo sobre o programa de rádio da prefeitura municipal de Fontoura Xavier
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho envolve alunos e professores do Curso Ensino Médio Normal do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia. Tem-se como objetivo saber qual é a visão da comunidade escolar no que se refere ao Programa de Rádio da Prefeitura Municipal, identificar de que forma o rádio é utilizado nessa instituição e de que maneira o referido programa de rádio pode ser explorado nas atividades pedagógicas. Essa pesquisa trata-se de um Estudo de Caso, de caráter quantitativo e qualitativo. Para a co ...
O presente trabalho envolve alunos e professores do Curso Ensino Médio Normal do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia. Tem-se como objetivo saber qual é a visão da comunidade escolar no que se refere ao Programa de Rádio da Prefeitura Municipal, identificar de que forma o rádio é utilizado nessa instituição e de que maneira o referido programa de rádio pode ser explorado nas atividades pedagógicas. Essa pesquisa trata-se de um Estudo de Caso, de caráter quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas, ambos analisados através do método DSC (Discurso do Sujeito Coletivo). São abordados ainda dados teóricos de diferentes autores, servindo de subsídio para a análise dos dados coletados e para a elaboração das posteriores conclusões. Com os resultados obtidos do grupo docente, foi possível identificar pouca utilização do rádio em suas atividades docentes, bem como baixa audiência do programa de rádio estudado. Por parte dos alunos, a maioria escuta o Programa de Rádio da Prefeitura Municipal e declaram que utilizariam o rádio como futuros professores. As conclusões, portanto, confirmam que o rádio pode ser um meio facilitador no sistema educacional e que pode influenciar positivamente no processo ensino-aprendizagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License