O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O objetivo deste trabalho é de quebrar os paradigmas apresentados até então pela educação formal onde tínhamos uma boa aula apenas quando utilizávamos o quadro, o marcador, caderno, lápis, borracha, onde o professor era o dono do conhecimento. Hoje, com todo o avanço tecnológico, estamos inseridos em um mundo digital e, nossos alunos dominam estes recursos tão bem que se a escola não souber aproveitá-los, tornar-se-á maçante, arcaica, perdendo seus alunos, pois o mundo lá fora é atrativo, surpr ...
O objetivo deste trabalho é de quebrar os paradigmas apresentados até então pela educação formal onde tínhamos uma boa aula apenas quando utilizávamos o quadro, o marcador, caderno, lápis, borracha, onde o professor era o dono do conhecimento. Hoje, com todo o avanço tecnológico, estamos inseridos em um mundo digital e, nossos alunos dominam estes recursos tão bem que se a escola não souber aproveitá-los, tornar-se-á maçante, arcaica, perdendo seus alunos, pois o mundo lá fora é atrativo, surpreendente e deveras encantador. A pesquisa foi realizada em escolas municipais do município de Nova Prata – RS, uma da periferia e outra do centro, ambas com turmas de Ensino Fundamental, porém duas turmas de ensino regular e outra de EJA com alunos de idade entre 15 e 76 anos. Para a metodologia realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, onde foram analisados questionários aplicados aos alunos e professores com o intuito de verificar o uso das redes sociais pelos mesmos no ensino, no recinto escolar e fora do mesmo. A partir do resultado obtido, onde a maior parte dos alunos utiliza o Facebook em seu cotidiano, realizei meu projeto utilizando esta rede social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License