Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBitencourt, Jossiane Boyenpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Angelita Cattanipt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95913pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia trata de um estudo sobre a história do jornal no Brasil, abordando desde o primeiro jornal impresso até o jornal on line e sua importância na educação, bem como sua utilização na escola. Para tanto, além de conhecer a história do jornal busca-se compreender o seu uso em sala de aula e se os educadores relacionam a evolução do jornal com a evolução da história do país. Logo, os sujeitos da pesquisa foram professores da área de ciências humanas da Escola Municipal de ensino fundamental Dr. Baltazar de Bem e Escola Estadual de Ensino Médio Borges de Medeiros, ambas localizadas no Município de Cachoeira do Sul/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando verificar a relação estabelecida pelo professor entre a história do Jornal e a história do Brasil bem como o uso de jornal no cotidiano de sala de aula. Os resultados alcançados foram satisfatórios, confirmando a importância do jornal na educação auxiliando na formação alunos críticos e leitores e sua importância na história do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is a study of the history of the newspaper in Brazil, approaching from the first printed newspaper to the online newspaper and its importance in education as well as their use in school. Therefore, besides knowing the history of the newspaper seeks to understand their use in the classroom and educators relate the evolution of the newspaper with the evolution of the country's history. Therefore, the research subjects were teachers of humanities area of the Municipal School of elementary education of Dr. Baltazar Well State School and High School Borges de Medeiros, both located in the city of Cachoeira do Sul / RS / Brazil. Data collection was conducted through open questionnaires seeking to verify the relationship established between the teacher and the history of the Official History of Brazil as well as the use of paper in everyday classroom. The results achieved were satisfactory, confirming the importance of the newspaper in education assisting in training students critics and readers and its importance in the history of Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of the newspaperen
dc.subjectJornalpt_BR
dc.subjectOnline newspaperen
dc.subjectNewspaper use in the classroomen
dc.titleJornal no Brasil : do impresso ao on line e sua importância na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples