Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Valéria Machado dapt_BR
dc.contributor.authorSoletti, Andréia Pagnanpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:30Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95911pt_BR
dc.description.abstractMuitas são as mídias que nos cercam atualmente e que precisam ser integradas ao contexto escolar. Neste trabalho, busca-se comprovar o uso do rádio, mais precisamente a música, como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, foram elaborados quatro questionários, um para os gestores da escola, outro para os professores, outro para os alunos e mais um para os funcionários, que buscaram verificar a importância do rádio para cada um destes públicos. Paralelamente, foi solicitado aos professores que exemplificassem o uso do rádio e da música em suas aulas. Os resultados mostraram que a música e o rádio são utilizados basicamente com três objetivos didáticos: como relaxamento e elemento afetivo durante as aulas e/ou avaliações; como elemento de reflexão e crítica sobre o cotidiano e seus acontecimentos e como produto do trabalho de autoria de alunos e/ou professores, que através do rádio e da música produzem excelentes trabalhos. Os questionários aplicados mostraram que, no contexto da pesquisa, o rádio é uma mídia que faz parte do cotidiano de todo o público escolar, sendo assim uma ferramenta valiosa para o trabalho do professor.pt_BR
dc.description.abstractThere are many medias that circle us currently and they need to be integrated in the school context. This paper wants to show the use of the radio, more accurately of the music, how an instrument that helps the teaching and the learning process in different areas of the knowledge. For this, four questionnaires went developed, one to the directors, one to the teachers, one to the students and to the employees too; they checked the importance of the radio to each group. At the same time, were asked to teachers exemplify the use of radio and music in their classes. The results show that music and radio are used basically with three objectives: as relaxation and emotional element during the classes and/or assessments; as an element of reflection and criticism on daily life and its events and as a product of work by students and / or teachers, who through radio and music produce excellent works. The questionnaires showed that, in the context of research, the radio is a media that belongs to school community, and is thus a valuable tool for the teacher's work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectRadioen
dc.subjectRádiopt_BR
dc.titleO uso da música em sala de aula : um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva do Município de Cotiporã/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911678pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples