Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
dc.contributor.advisor | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Sales, Adriana Jaqueline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T02:03:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95902 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Deficiente da visão | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911594 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)