Show simple item record

dc.contributor.advisorMoresco, Silvia Ferreto da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLindemann, Isolete Beatriz Wolfartpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:15Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95860pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an experience about using the Linux Educational Software in the process of teaching and learning of a 3th grade class of an Elementary School. Each participant could build new knowledge through a more significant learning, through the exploration of several tools of Linux Educational. It is highlighted in this investigation the work with productivity tools and educational games, which, besides allowing the development of knowledge, abilities and attitudes, they potentiated the process of authorship and the work in groups. The main goal of this work was to verify how Linux Educational Operational System can contribute in the process of teaching and learning in the Elementary School. The methodology is of an applied nature, being classified in a qualitative approach of the type research-action. As a result of this study it was possible to find that the productivity tools allow the production of knowledge and the authorship, in individual or cooperative-collaborative way, promoting the creativity in an active and competent form.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLinux educationalen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.titleA interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914441pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record