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dc.contributor.advisorAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Fabiane Paim Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95843pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende refletir sobre a importância de se utilizar jogos em ambientes escolares como ferramentas de auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Destacando o uso dos jogos interativos na prática pedagógica de crianças do Primeiro (1º) Ano do Ensino Fundamental que estão em processo de alfabetização. Para o desenvolvimento da aplicação foram utilizados os jogos educativos smartkids do alfabeto. A Metodologia do trabalho baseou-se na Pesquisa Bibliográfica, a qual busca elucidar um problema a partir de referências teóricas expressas em documentos, fazendo um levantamento do conhecimento disponível na área e possibilitando que o pesquisador conheça as teorias produzidas, analisando-as e avaliando suas contribuições para compreender ou explicar o objeto de investigação. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos e nas contribuições de Jean Piaget.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on the importance of using games in school environments as tools to aid in the teaching and learning of students. Highlighting the use of interactive games in the pedagogical practice of children's first (1st) year of elementary school is in the process of literacy. For application development was used educational games Smartkids alphabet. The methodology of work based on the Library Research, which seeks to elucidate a problem from theoretical references expressed in documents by doing a survey of available knowledge in the area and allowing the researcher to know the theories produced, analyzing and evaluating their contributions to understand or explain the object of investigation. The theoretical agenda is the research and contributions of Jean Piaget.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectDigital activitiesen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO jogo digital como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913849pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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