UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este estudo se propõe a verificar como professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre percebem o uso do laptop enquanto recurso pedagógico, com objetivo de identificar e analisar as ferramentas deste dispositivo móvel usadas na sala de aula e sua implicação para a aprendizagem dos alunos e professores, como também, se ocorreram mudanças no planejamento e metodologias durante os dois anos de Projeto UCA – Um computador por aluno na escola. Além disso, busca-se ...
Este estudo se propõe a verificar como professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre percebem o uso do laptop enquanto recurso pedagógico, com objetivo de identificar e analisar as ferramentas deste dispositivo móvel usadas na sala de aula e sua implicação para a aprendizagem dos alunos e professores, como também, se ocorreram mudanças no planejamento e metodologias durante os dois anos de Projeto UCA – Um computador por aluno na escola. Além disso, busca-se avaliar o processo de formação de professores, suas implicações para o desenvolvimento do projeto UCA na escola e se está contribuindo para que professores percebam o laptop como recurso pedagógico favorável a uma aprendizagem significativa. Os encontros presenciais do Curso de formação de professores para o Projeto UCA representaram ponto de partida para concretização deste estudo, onde observou-se e analisou-se o processo construção de conhecimentos envolvendo apropriação tecnológica do laptop e reflexão sobre o uso deste como recurso pedagógico. Para um melhor aprofundamento no assunto coletou-se dados por meio de questionário direcionado aos professores, contemplando questões a respeito do planejamento de aulas com uso do laptop, recursos deste equipamento móvel usados nas aulas e sua implicação para a aprendizagem dos alunos. Constatou-se que o uso do laptop na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino e aprendizagem favorecendo a promoção de ambientes de aprendizagem colaborativos, a construção de conhecimentos e mudança na prática pedagógica dos professores. Além disso, percebe- se que o uso desta ferramenta pode contribuir para mudança na forma de ensinar e aprender, mudança na escola que deixa de ser vista como um espaço de aprendizagem exclusivo dos alunos para se transformar em um ambiente de construção de conhecimentos entre alunos e professores. É importante destacar que, diante das observações e depoimentos dos professores, compreende-se que é primordial dar continuidade nas formações dos professores na escola, pois representa a base para inserção da cultura digital na educação escolar. ...
Abstract
This study aims to examine how teachers at a public school in the metropolitan region of Porto Alegre perceive laptop use while teaching resource, with the objective of identifying and analyzing the tools used by this mobile device in the classroom and its implication for learning students and teachers, as well as the occurrence of changes in planning and methodologies during the two years of UCA Project - A computer per student in school. Furthermore, we seek to evaluate the process of teacher ...
This study aims to examine how teachers at a public school in the metropolitan region of Porto Alegre perceive laptop use while teaching resource, with the objective of identifying and analyzing the tools used by this mobile device in the classroom and its implication for learning students and teachers, as well as the occurrence of changes in planning and methodologies during the two years of UCA Project - A computer per student in school. Furthermore, we seek to evaluate the process of teacher education, its implications for the development of the project UCA in school and is helping teachers realize that the laptop as a pedagogical resource in favor of meaningful learning. The face meetings Course teacher training for Project UCA represented a starting point for achieving this study, where we observed and analyzed the process of knowledge construction involving technological appropriation laptop and thinking about using this as a teaching resource. For a deeper understanding on the subject data was collected through a questionnaire given to teachers, contemplating questions about lesson planning to use the laptop, features of this mobile equipment used in the classroom and its implications for student learning. It was found that laptop use in the classroom has brought new possibilities for teaching and learning environments favoring the promotion of collaborative learning, construction of knowledge and change in pedagogical practice of teachers. Moreover, it is noticed that the use of this tool can help to change the way of teaching and learning, changes in school that no longer seen as a unique learning space for students to turn in an environment of knowledge building among students and teachers. Moreover, it is noticed that the use of this tool can help to change the way of teaching and learning, changes in school that no longer seen as a unique learning space for students to turn in an environment of knowledge building among students and teachers. Importantly, given the observations and interviews of teachers, it is understood that it is crucial to continue the training of teachers in the school, as it represents the basis for integration of digital culture in school education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License