Rádio escolar como um objeto de ensino
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este estudo conceitua o rádio escolar como um meio de expressão de ideias e opiniões presentes no ambiente escolar, de uma forma saudável e harmoniosa e acessível a todos, tendo como objetivo geral analisar o papel do rádio escolar como um objeto de ensino que favoreça a aprendizagem e a aquisição de conhecimento. A metodologia utilizada no decorrer deste estudo se concretizou a partir de consultas bibliográficas, e, após, aplicação de uma prática, portanto, pesquisa qualitativa, na disciplina ...
Este estudo conceitua o rádio escolar como um meio de expressão de ideias e opiniões presentes no ambiente escolar, de uma forma saudável e harmoniosa e acessível a todos, tendo como objetivo geral analisar o papel do rádio escolar como um objeto de ensino que favoreça a aprendizagem e a aquisição de conhecimento. A metodologia utilizada no decorrer deste estudo se concretizou a partir de consultas bibliográficas, e, após, aplicação de uma prática, portanto, pesquisa qualitativa, na disciplina de Língua Portuguesa, com vinte e seis alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental. Integrada por uma palestra e a implantação de uma rádio escolar experimental, tal prática se constituiu num espaço onde a motivação tão esperada no processo de ensino e aprendizagem se realizou, tendo em vista a forma atraente e lúdica que esse tipo de comunicação se manifesta. ...
Abstract
This study conceptualizes the school radio as a way to express ideas and opinions that are in the school, in a healthy, harmonious and accessible way for everybody, having like a general goal analyze the role of the school radio as an object of education that fosters learning and the acquisition of knowledge. The methodology used for this was made from bibliographic consultations and after application of a practice, therefore, qualitative research in the discipline of Portuguese, with students ...
This study conceptualizes the school radio as a way to express ideas and opinions that are in the school, in a healthy, harmonious and accessible way for everybody, having like a general goal analyze the role of the school radio as an object of education that fosters learning and the acquisition of knowledge. The methodology used for this was made from bibliographic consultations and after application of a practice, therefore, qualitative research in the discipline of Portuguese, with students from Grade 7 of Elementary School of the State School of Basic Education Eugênio Frantz, which is integrated of 26 students. Integrated by a lecture and deployment of an experimental school radio, this practice turned this place in a space where the motivation so expected in the process of teaching and learning took place, because of this attractive and playful way that this type of communication was manifested. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License