Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Janete Sanderpt_BR
dc.contributor.authorWagner, Karenpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:04Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95760pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fruto da observação de alunos de 11 a 16 anos, moradores da Comunidade situada no Beco do Império, em Vila Nova, bairro da periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com os quais foram experimentados exercícios que exigem do cérebro as competências da racionalidade e da emoção, alternadamente, apoiados em tecnologias novas (tal como a fotografia e o vídeo) e antigas (tal como o compasso, a régua, etc.). Estas observações são permeadas com a fala e experiência de autores cuja leitura norteou esta pesquisa e a elaboração desses exercícios experimentais com o objetivo de mostrar como a Arte, as Tecnologias e a Neurociência, dialogando entre si, assim como instrumentos de uma orquestra, podem favorecer a interação professor-aluno com o crescimento mútuo, de forma fluída, instigante e criativa.pt_BR
dc.description.abstractLe présent travail est le fruit de l’observation personnelle des élèves entre 11 a 16 ans habitants de la communautée qui se trouve au Beco do Império, Vila Nova, quartier de la périphérie de Porto Alegre, capitale de l’État de Rio Grande do Sul (Brésil). Les surdits élèves ont participé à des exercices aidés par des technologies anciennes (telles que la règle, le compas, etc.) et nouvelles (telles que la photographie et la vidéo) et qui exigeaient en alternance les compétences de la rationatilé et de l’émotion. Les observations sont entremêlées de l’expérience de divers auteurs dont la lecture de leurs oeuvres a guidé cette recherche ainsi que l’élaboration de ces exercices expérimentaux. Le présent travail a pour but de montrer comment l’Art, les Technologies e la Neuroscience dans un dialogue comme des instruments dans une orchestre peuvent favoriser l’intération professeur-élève, leur épanouissement, d’une façon fluide, instigante et créative.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectArtfr
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTechnologiefr
dc.subjectNeurosciencefr
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.titleArte, tecnologias e neurociência : a arte de mediar arte em busca do despertar de mentes criativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples