Arte, tecnologias e neurociência : a arte de mediar arte em busca do despertar de mentes criativas
dc.contributor.advisor | Costa, Janete Sander | pt_BR |
dc.contributor.author | Wagner, Karen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T02:06:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95760 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto da observação de alunos de 11 a 16 anos, moradores da Comunidade situada no Beco do Império, em Vila Nova, bairro da periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com os quais foram experimentados exercícios que exigem do cérebro as competências da racionalidade e da emoção, alternadamente, apoiados em tecnologias novas (tal como a fotografia e o vídeo) e antigas (tal como o compasso, a régua, etc.). Estas observações são permeadas com a fala e experiência de autores cuja leitura norteou esta pesquisa e a elaboração desses exercícios experimentais com o objetivo de mostrar como a Arte, as Tecnologias e a Neurociência, dialogando entre si, assim como instrumentos de uma orquestra, podem favorecer a interação professor-aluno com o crescimento mútuo, de forma fluída, instigante e criativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Le présent travail est le fruit de l’observation personnelle des élèves entre 11 a 16 ans habitants de la communautée qui se trouve au Beco do Império, Vila Nova, quartier de la périphérie de Porto Alegre, capitale de l’État de Rio Grande do Sul (Brésil). Les surdits élèves ont participé à des exercices aidés par des technologies anciennes (telles que la règle, le compas, etc.) et nouvelles (telles que la photographie et la vidéo) et qui exigeaient en alternance les compétences de la rationatilé et de l’émotion. Les observations sont entremêlées de l’expérience de divers auteurs dont la lecture de leurs oeuvres a guidé cette recherche ainsi que l’élaboration de ces exercices expérimentaux. Le présent travail a pour but de montrer comment l’Art, les Technologies e la Neuroscience dans un dialogue comme des instruments dans une orchestre peuvent favoriser l’intération professeur-élève, leur épanouissement, d’une façon fluide, instigante et créative. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.subject | Art | fr |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Technologie | fr |
dc.subject | Neuroscience | fr |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.title | Arte, tecnologias e neurociência : a arte de mediar arte em busca do despertar de mentes criativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914825 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)