Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Denise Maria Alves Pinheiro dapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:05:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95746pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo colocar em linhas gerais como deve ser uma proposta de formação docente para o uso das tecnologias digitais, que venha contemplar as necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. O estudo foi desenvolvido em duas partes, sendo uma de pesquisa bibliográfica e outra de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada nas teorias de Moran, Perrenoud, Demo e Libâneo. A pesquisa de campo foi feita por meio de questionário, com respostas abertas e fechadas, que foi respondido pelo corpo docente de duas escolas de Ensino Fundamental. Da pesquisa de campo pode-se apurar que o professor utiliza as tecnologias digitais em sua vida pessoal, mas no trabalho a utilização é reduzida e na maioria das vezes de maneira pouco vantajosa para os alunos. O professor deseja aprender a utilizar as tecnologias digitais, porém lhe faltam tempo e oportunidade para isto. Estudando os resultados da pesquisa de campo e bibliográfica, chegou-se a conclusão que se deve aliar o ensino do uso das ferramentas digitais com a reflexão a cerca da prática pedagógica, pois esta carece de re-estruturação para ressurgir em novas bases, reorientada para formar indivíduos aptos para viver nesta realidade modificada pelas TIC’s.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to put in outline how a proposal should be teacher training for the use of digital technologies that will address the needs of teachers of municipal schools (RME) of Porto Alegre. The study was conducted in two parts, one for literature and other field research. The literature search was based on the theories of Moran, Perrenoud, Demo and Libâneo. The field research was conducted through a questionnaire, with responses open and closed, which was answered by faculty from two primary schools. Field research can determine that the teacher uses digital technologies in his personal life, but at work use is reduced and most of the time so little benefit to students. The teacher wants to learn how to use digital technologies, but lacks the time and opportunity for this. Studying the results of field research and literature, reached the conclusion that one should combine the teaching of the use of digital tools to reflection about the teaching practice, as this requires restructuring to resurface in new bases, reoriented to train individuals able to live in this reality changed by ICT.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectICT’sen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleFormação docente em tecnologia digital : em busca do caminhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples