Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorMazzurana, Marcia Cristina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95692pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses on pedagogical practices in literacy with the use of new ICTs, exerting a look under the use of Learning Objects. The study aims to investigate the projects and daily practices developed by the teacher in class, with the help of these learning objects, the use of important tools of New ICTs. The possibilities and prospects of interaction between those involved are directly related to the professional practice of teaching, which makes courses and participates in formations defy you to know this reality that integrates the use of computers in everyday life of their students. As stories and experiences with students. The methodology of the study is to investigate projects and activities proposed by the teacher focused on literacy of students, with use of new ICTs and access to Educational Learning Objects provided by the Continuing Education Program, which is part of. To understand the classroom practices that can awaken in children a taste for the second year studies and making the learning more meaningful, some approaches was performed on this new paradigm in schools, literacy and literacy process, called Digital Literacy. Sought on authors who address issues of literacy in the early years significant contributions to the development of this work. Faced with endless possibilities, the use of educational programs built to help the teacher is only one way to motivate students to explore a more meaningful learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectICTen
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.titleAs novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916877pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Francisco de Paula, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples