Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T02:04:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95691 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é constituído por uma análise sobre o uso dos jogos educacionais computadorizados na educação infantil e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando escritos de Piaget (1975), Tarouco et al (2004), Fagundes (2010), Passerino (2002), entre outros. A partir destas leituras, percebeu-se que os jogos influenciam não somente no aprendizado, mas também fazem com que as crianças se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos foram utilizados dados colhidos por meio de um questionário com questões abertas e fechadas aplicado com vinte profissionais da educação infantil do Município de Campo Bom, no estado do Rio Grande do Sul. Através da relação entre a análise dos dados e da revisão teórica realizada pôde-se perceber que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo. Os jogos computadorizados, por sua vez, são elaborados para divertir os alunos e, com isto, prender sua atenção, o que auxilia no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a autoaprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio. Constatou-se também que, o jogo pode ser entendido como uma atividade de vital importância para o desenvolvimento das crianças, permitindo que elas interajam, construam juntas as realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte de sua trajetória e do seu mundo. Com esta pesquisa, deseja-se contribuir na formação de uma nova postura dos educadores em relação aos jogos educacionais computadorizados. Comprovou-se também que utilizar novos recursos didáticos é fundamental, neste momento em que a educação passa por transformações. Destacar o lúdico como maneira de contribuir para motivar os alunos a buscar, construirem novos conhecimentos e trabalharem de uma forma cooperativa desperta a vontade de aprender do aluno preparando-o para ser um cidadão atuante na sociedade em que está inserido. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.title | Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000916852 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)