Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Márcia Aparecida Duarte dept_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95691pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é constituído por uma análise sobre o uso dos jogos educacionais computadorizados na educação infantil e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando escritos de Piaget (1975), Tarouco et al (2004), Fagundes (2010), Passerino (2002), entre outros. A partir destas leituras, percebeu-se que os jogos influenciam não somente no aprendizado, mas também fazem com que as crianças se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos foram utilizados dados colhidos por meio de um questionário com questões abertas e fechadas aplicado com vinte profissionais da educação infantil do Município de Campo Bom, no estado do Rio Grande do Sul. Através da relação entre a análise dos dados e da revisão teórica realizada pôde-se perceber que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo. Os jogos computadorizados, por sua vez, são elaborados para divertir os alunos e, com isto, prender sua atenção, o que auxilia no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a autoaprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio. Constatou-se também que, o jogo pode ser entendido como uma atividade de vital importância para o desenvolvimento das crianças, permitindo que elas interajam, construam juntas as realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte de sua trajetória e do seu mundo. Com esta pesquisa, deseja-se contribuir na formação de uma nova postura dos educadores em relação aos jogos educacionais computadorizados. Comprovou-se também que utilizar novos recursos didáticos é fundamental, neste momento em que a educação passa por transformações. Destacar o lúdico como maneira de contribuir para motivar os alunos a buscar, construirem novos conhecimentos e trabalharem de uma forma cooperativa desperta a vontade de aprender do aluno preparando-o para ser um cidadão atuante na sociedade em que está inserido.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.titleUso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples