Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorbellini, Silvanapt_BR
dc.contributor.authorSchorr, Mara Rejane Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95689pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de Estudo exploratório sobre a realidade tecnológica das Escolas Municipais de Cerro Largo – RS teve o seu tema delineado a partir da inquietação da autora em relação à questão-problema: “quais são as tecnologias utilizadas no cotidiano escolar dos anos iniciais, no município de Cerro Largo?”. Para se chegar ao objetivo geral de: explorar a realidade tecnológica das escolas municipais, considerando o seu uso e a sua importância no ensino e aprendizagem, iniciou-se por conhecer o uso das TICs – Tecnologias de Informação e de Comunicação e saber sobre a sua importância, bem como se professores usam e como as utilizam nas séries iniciais de ensino. Além de buscar respostas a esta inquietação, o propósito deste trabalho se justifica, ainda, por se considerar a importância da formação tecnológica para professores, o que os torna mais capacitados para a sua atuação em aulas virtuais com ênfase às dimensões das TICs e à promoção da expressão criativa e da participação de seus alunos no uso dos dispositivos tecnológicos. Acreditamos que uma nova postura da escola se refere não apenas na utilização da tecnologia computacional para que possa formar pessoas ativas com capacidade de viver num mundo de imagem e de informação, mas à referência do uso das novas tecnologias de informação e comunicação – TICs, no sentido de que as mesmas possam contribuir para que os sujeitos construam e (re)construam conhecimentos, pela comunicação e pela interação. Utilizando as TICs como meios de expressão dos seus saberes, das suas aspirações, das suas construções e das suas opiniões, professores e alunos estarão promovendo a ampliação e a compreensão de mundo, uma visão disciplinar, num espaço das TICs, indicadoras de evolução e incorporação de novos significados ao ambiente escolar. Lançar uma nova visão disciplinar, num espaço das TICs, pode conduzir à evolução e incorporação de novos significados do ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis work is An Exploratory Study on the Reality of Technology School District Cerro Largo – RS had its theme delimited from the author's disquiet regarding problemquestion:" what are the technologies used in the daily school grades, in the municipality of Cerro Largo?". To reach the overall goal of: exploring the technological reality of municipal schools, considering its use and its importance in teaching and learning, began to know the use of TICs - Information Technology and Communication and learn about its importance as well as teachers use and use them as teaching in the early grades. Besides seeking answers to this concern, the purpose of this work is justified also by considering the importance of technology training for teachers, which makes them more qualified for his performance in virtual classes with emphasis on the size of TICs and promotion creative expression and participation of students in the use of technological devices. A new position of school refers not only to the use of computer technology so that it can form active people capable of living in a world of image and information but to reference the use of new information technologies and communication - TICs, in the sense that they can contribute to build and (re) construct knowledge. Using the TICs as a means of expressing their knowledge, their aspirations, their buildings and their opinions, teachers and students will be promoting the expansion and understanding of the world, a disciplinary vision, an area of TIC, indicator development and incorporation of new meanings to the school environment. Launch a new disciplinary vision, in an area of TICs, can lead to the development and incorporation of new meanings of the school environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudy TICsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleUm estudo exploratório sobre a realidade tecnológica nos anos iniciais das escolas municipais de Cerro Largo – RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916839pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples