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dc.contributor.advisorNunes, Cintiapt_BR
dc.contributor.authorLinkievicz, Lúcia Maria Melopt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95684pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação tem como temática a prática pedagógica com a utilização das mídias (TV/Vídeo, Computador/ objetos de aprendizagem) no Atendimento Educacional Especializado - AEE. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica e tecnológica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, com o objetivo de compreender e analisar as perspectivas e/ou alternativas, avanços e/ou benefícios com o uso das mídias no Atendimento Educacional Especializado através das falas dos professores da Sala de Recursos Multifuncional. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado com doze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007, p.7). Os resultados indicam que a prática docente com a utilização das mídias, mais especificamente, dos recursos tecnológicos acessíveis e os objetos de aprendizagem no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem motivados e nem preparados para receber o público alvo da Educação Especial devido não saberem manusear as TICs e da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas em sala de aula. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico quanto a formação especifica sobre TICs, preconceito, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências, mas, principalmente, falta de motivação para aprender novas técnicas e recursos criativos, repletos de ações colaborativas e cooperativas através da inclusão metodológica das mídias, das tecnologias de comunicação assistivas e os objetos de aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO uso das mídias na educação especialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916189pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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