O uso das tecnologias em projetos sociais como ferramenta de inclusão social
dc.contributor.advisor | Morais, Carlos Tadeu Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Lucia de Fátima Silva da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T02:04:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95683 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com os avanços tecnológicos disponíveis para sociedade as escolas, a sociedade, as ONGs, os projetos sociais viram-se com a incumbência de trazer estas tecnologias para dentro de seu espaço, desta forma busca-se investigar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de Inclusão social no contexto escolar. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. O estudo teve como objetivos; Analisar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de apoio e inclusão social; levantar junto a escola os projetos sociais que utilizam as TIC visando à inclusão social, Pesquisar junto aos professores a importância da utilização das TIC por meio de projetos sociais e analisar e sugerir recomendações para aperfeiçoar as metodologias de trabalho em projetos sociais com vistas a utilização da TIC no seu contexto social. A utilização da TIC está disseminada nos diversos ambientes dentre estes a escola. Assim sendo este estudo justifica-se de alguns questionamentos que inquietam a autora desta pesquisa em sua vaga experiência como educadora em projetos sociais desenvolvidos em escolas da rede pública e ONGs situadas em bairros com auto índice de vulnerabilidade social na cidade de Porto Alegre. Sendo assim busca-se saber se as TIC estão integradas ao cotidiano dos. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. Nesta análise, consideraram-se as possibilidades que as TIC podem trazer para os sujeitos inseridos nos projetos sociais. Foi realizado um estudo quantiqualitativo, após um levantamento bibliográfico buscando verificar os dados obtidos e os projetos analisados, foram geradas hipóteses para contribuir com os projetos sociais com vistas a utilização das TIC no contexto social. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Projeto social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias em projetos sociais como ferramenta de inclusão social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000916155 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)