O uso das tecnologias em projetos sociais como ferramenta de inclusão social
View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com os avanços tecnológicos disponíveis para sociedade as escolas, a sociedade, as ONGs, os projetos sociais viram-se com a incumbência de trazer estas tecnologias para dentro de seu espaço, desta forma busca-se investigar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de Inclusão social no contexto escolar. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. O estudo teve como objetivos; Analisar os projetos sociais ...
Com os avanços tecnológicos disponíveis para sociedade as escolas, a sociedade, as ONGs, os projetos sociais viram-se com a incumbência de trazer estas tecnologias para dentro de seu espaço, desta forma busca-se investigar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de Inclusão social no contexto escolar. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. O estudo teve como objetivos; Analisar os projetos sociais que utilizam as TIC como ferramenta de apoio e inclusão social; levantar junto a escola os projetos sociais que utilizam as TIC visando à inclusão social, Pesquisar junto aos professores a importância da utilização das TIC por meio de projetos sociais e analisar e sugerir recomendações para aperfeiçoar as metodologias de trabalho em projetos sociais com vistas a utilização da TIC no seu contexto social. A utilização da TIC está disseminada nos diversos ambientes dentre estes a escola. Assim sendo este estudo justifica-se de alguns questionamentos que inquietam a autora desta pesquisa em sua vaga experiência como educadora em projetos sociais desenvolvidos em escolas da rede pública e ONGs situadas em bairros com auto índice de vulnerabilidade social na cidade de Porto Alegre. Sendo assim busca-se saber se as TIC estão integradas ao cotidiano dos. A presente pesquisa analisou a utilização das Tecnologias em projetos sociais como ferramenta de apoio a inclusão social. Nesta análise, consideraram-se as possibilidades que as TIC podem trazer para os sujeitos inseridos nos projetos sociais. Foi realizado um estudo quantiqualitativo, após um levantamento bibliográfico buscando verificar os dados obtidos e os projetos analisados, foram geradas hipóteses para contribuir com os projetos sociais com vistas a utilização das TIC no contexto social. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License