Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Luciany Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95676pt_BR
dc.description.abstractO propósito dessa monografia é mostrar que o uso de um dispositivo tecnológico digital, o blog, poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Foi desenvolvida, no decorrer do ano de 2012, uma proposta para aplicação de mídias digitais disponíveis na escola a fim de criar o Blog Brigadeiro Silva Paes. Como o blog é uma ferramenta fácil de criar, manusear e interagir ele se torna um instrumento de novas formas de comunicação e informação entre professor e aluno. Essa ferramenta propiciará aos docentes inovarem suas práticas pedagógicas e oportunizarem aos alunos uma compreensão expressiva sobre sua escrita e autoria. O blog permitirá a colaboração, a interatividade, a sociabilidade, a melhoria na relação entre professor e aluno facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Para que o uso do blog dê resultados favoráveis é preciso planejamento. O professor registrará todas as atividades postadas neste ambiente e monitorará o desenvolvimento cognitivo do aluno no decorrer do processo do conhecimento. Fará avaliações do conhecimento adquirido pelo aluno e verificará se a nova estratégia auxiliará o aluno na aprendizagem. A escola como espaço de construção do saber terá a responsabilidade, junto com seu corpo docente, a procurar novos caminhos para uma educação mais próxima da geração digital que se caracteriza pela velocidade, pelo imediatismo e o trabalho docente em sala de aula deverá possibilitar aos alunos, sujeitos do processo pedagógico, oportunidade de aprender de forma mais agradável. O Blog Brigadeiro Silva Paes se reorganizará sistematicamente e para 2013 todas as disciplinas deverão fazer parte deste ambiente cujos professores trabalharão de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this monograph is to show that the use of a digital device technology, blogging, may assist in the process of teaching and learning. It was developed during the year 2012, a proposal for implementation of digital media available at the school to create the Blog Brigadier Silva Paes. As the blog is an easy tool to create, manipulate and interact it becomes an instrument of new forms of communication and information between teacher and student. This tool provides teachers to innovate in their teaching practices and students with an understanding nurture expressive about his writing and authorship. The blog allows to collaboration, interactivity, sociability, improvement in the relationship between teacher and student facilitates the process of teaching and learning. For the use of the blog is to give favorable results takes planning. The teacher will record all activity posted in this environment and monitor the student's cognitive development during the process of knowledge. Will reviews the knowledge acquired by the student and verify that the new strategy will assist the student in learning. The school as a construction of knowledge will be responsible, along with their faculty, to seek new avenues for education closer to the digital generation that is characterized by speed, by immediacy and teaching in the classroom will allow students, subjects of the educational process, opportunity to learn more enjoyable. The Blog Brigadier Silva Paes is systematically reorganized for 2013 and all disciplines will be part of this environment whose teachers work in an interdisciplinary way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectSchool as a construction of knowledgeen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectCognitive development the studenten
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleBlogs : uso pedagógico para estimular o aprendizadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples