Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvila, Bárbara Gorzizapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Luciane da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95675pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a elaboração de um um referencial teórico levando em conta a trajetória das mídias na sociedade desde os seus primórdios até a contemporaneidade, elencando contribuições que as mídias e as tecnologias que as veiculam podem trazer para a educação. Ainda no referencial teórico, buscou-se também investigar, no discurso de outros autores, como se comporta o aluno atual perante as tecnologias na educação e qual a formação e preparação do docente para utilização das tecnologias disponíveis. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário para os professores da escola responderem a fim de extrair informações destes docentes acerca da utilização ou não destas ferramentas na educação. A pesquisa ainda investigou como é a preparação docente para o uso das tecnologias e, de que forma a escola esta estruturada para oferecer estes recursos de mídia para os sujeitos envolvidos neste processo. Após aplicação do questionário foi realizada a tabulação dos dados obtidos e análise dos resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to verify how the media have been used in the classroom of the municipal school of basic education our lady of fatima, in porto alegre. The work was first developed with the elaboration of a theoretical one taking into account the history of the media in society from its beginnings until the present, listing contributions that media and technologies that convey can bring to education. Still on the theoretical, we sought to investigate, in the speech of other authors, such as the student behaves in the face of current technologies in education and what the training and preparation of teachers to use the technology available. Subsequently , we conducted a field survey questionnaire for school teachers responding to extract information from these teachers about the use or not of these tools in education . The survey also investigated how to prepare teachers to use technology, and how the school is structured to provide these media resources for those involved in this process. After the questionnaire was done tabulating the data and analysis of results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia in educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectICTen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleO uso das mídias no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916565pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples