Recomendação adaptativa e sensível ao contexto de recursos para usuários em um campus universitário
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Context-aware adaptive recommendation of resources for mobile users in a university campus
Assunto
Resumo
Campus universitários são ambientes compostos de recursos e pessoas que utilizam os tais. Um dos principais recursos utilizados pela comunidade de um campus são os objetos de aprendizagem. Tais objetos existem de maneira abundante, espalhados no ambiente ou concentrados em um único local. Entretanto, a abundancia desses objetos faz com que uma pessoa sinta-se cognitivamente cansada ao ter que analisar vários objetos e selecionar apenas alguns. Esse cansaço cognitivo acaba levando a pessoa a esc ...
Campus universitários são ambientes compostos de recursos e pessoas que utilizam os tais. Um dos principais recursos utilizados pela comunidade de um campus são os objetos de aprendizagem. Tais objetos existem de maneira abundante, espalhados no ambiente ou concentrados em um único local. Entretanto, a abundancia desses objetos faz com que uma pessoa sinta-se cognitivamente cansada ao ter que analisar vários objetos e selecionar apenas alguns. Esse cansaço cognitivo acaba levando a pessoa a escolher um conjunto de objetos de aprendizagem que não satisfarão suas necessidades e interesses da melhor maneira possível. A computação evoluiu de grandes mainframes a pequenos computadores espalhados em um ambiente. Hoje é possível a existência de ambientes pervasivos, onde os recursos computacionais estão sempre presentes e agindo de forma invisível ao usuário. Tais ambientes tornam possível o acompanhamento das atividades do usuário, provendo informações contextuais que podem ser utilizadas para ajudar a seleção dos melhores recursos (ex. objetos de aprendizagem, restaurantes, salas de aula) à determinada pessoa. A localização é uma informação contextual de grande importância na seleção de tais recursos. Tal informação pode ser facilmente obtida através do sinal de GPS do dispositivo móvel de um usuário e utilizada em conjunto com os interesses do usuário para recomendar os recursos próximos que melhor atenderão ao mesmo. Neste contexto este trabalho descreve uma abordagem para recomendar objetos de aprendizagem físicos ou virtuais que estejam relacionados aos prédios próximos a atual localização do usuário. Para executar tal tarefa é descrito um sistema de recomendação que utiliza a informação de localização, obtida através do dispositivo móvel do usuário, combinada à informações do perfil do usuário, dos objetos de aprendizagem relacionados aos prédios e informações tecnológicas do dispositivo para instanciar um modelo ontológico de contexto. Após instanciado o modelo são utilizadas regras semânticas, escritas em forma de antecedente e consequente, que fazem uma correspondência entre os interesses do usuário e o domínio de conhecimento do objeto de aprendizagem para filtrar os objetos próximos ao usuário. De posse desses objetos recomendados o sistema os apresenta em uma interface adaptativa que mostra a localização tanto dos objetos quanto do usuário. Para validar a abordagem apresentada é desenvolvido um estudo de caso onde as regras semânticas de recomendação são executadas sobre o modelo ontológico desenvolvido. O resultado gerado por tais regras é um conjunto de pares (usuário, objeto de aprendizagem recomendado) e prova a validade da abordagem. ...
Abstract
University campus are environments composed of resources and people who use them. One of the main resources used by a campus community are learning objects. Such objects are abundantly even scattered in the environment or concentrated in one location. However the abundance of such objects makes a person feel cognitively tired when having to analyze various objects and select just a few of them. This cognitive fatigue eventually leads the person to choose a set of learning objects that do not me ...
University campus are environments composed of resources and people who use them. One of the main resources used by a campus community are learning objects. Such objects are abundantly even scattered in the environment or concentrated in one location. However the abundance of such objects makes a person feel cognitively tired when having to analyze various objects and select just a few of them. This cognitive fatigue eventually leads the person to choose a set of learning objects that do not meet their needs and interests in the best possible way. Computing has evolved from large mainframe to small computers scattered in an environment. Today it is possible the existence of pervasive environments where computational resources are always present and acting in a manner invisible to the user. Such environments make it possible to monitor user activities, providing contextual information that can be used to help select the best resources (e.g. learning objects, restaurants, classrooms) to a particular person. The location is a contextual information of great importance in the selection of such resources. Such information can be easily obtained through the GPS signal from a mobile device and used with the user’s interests to recommend the nearby resources that best attend his needs and interests. In this context, this work describes an approach to recommend physical or virtual learning objects that are related to buildings near the user’s current location. To accomplish such a task we described a recommender system that uses the location information, obtained through the user's mobile device, combined with information from the user’s profile, learning objects related to buildings and technological information from the device to instantiate an ontological context model. Once the model is instantiated we used semantic rules, written in the form of antecedent and consequent, to make a match between the user’s interests and the knowledge domain of the learning object in order filter the user’s nearby objects. With such recommended objects, the system presents them in an adaptive interface that shows both the object and the user location. To validate the presented approach we developed a case study where the recommendation semantic rules are executed on the developed ontological model. The income generated by such rules is a set of pairs (user, recommended learning object) and proves the validity of the approach. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5121)Computação (1763)
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