Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Gisele Fredes dapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95013pt_BR
dc.description.abstractConhecendo a importância e a validade do trabalho com o gênero histórias em quadrinhos na escola, o presente trabalho de conclusão de curso partiu da seguinte reflexão: como eu, professora de língua portuguesa, poderia contribuir para que meus alunos se tornassem autores de HQ (história em quadrinhos)? Para responder a essa questão, proponho um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de HQ e desenvolvo-o com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre. Esse projeto articula tarefas do livro didático adotado pela escola e tarefas e atividades pedagógicas da unidade didática por mim elaborada, pois observei que, no livro didático, apenas foram propostas tarefas de leitura e interpretação de histórias em quadrinhos, mas não de produção de HQ. Após a elaboração e implementação desse projeto de aprendizagem, proponho uma reflexão sobre as produções textuais de HQ dessa turma, relacionando-as com as tarefas e atividades pedagógicas desenvolvidas durante o projeto. Desse modo, pude relacionar conhecimentos construídos durante o projeto às produções textuais dos alunos, assim como identificar inadequações nessas produções, as quais me permitiram refletir sobre outras tarefas que poderiam ter sido elaboradas visando à construção de novos conhecimentos sobre HQ.pt_BR
dc.description.abstractKnowing the importance and the validity of the work with the comic books genre in school, the following final report sets the following reflection: how could I, as a Portuguese language teacher, can help my students become comic books authors? To answer this question, I propose a learning project to promote the authorship of comics and develop it with a 6th grade class of a private middle school from Porto Alegre. This project articulates tasks from the textbook adopted by the school and from pedagogical activities of the teaching elaborated by myself, because I noticed that, in the textbook, the only proposed tasks regarding comics are text reading and interpretation, but not the production of a comic book. After the learning project elaboration and implementation, I propose a reflection about the textual productions of this class, relating them to the pedagogical tasks and activities developed during the project. Therefore, I was able to relate knowledge built during the project with the textual productions of the students, and identify inadequacies on them. This allowed me to reflect about other tasks that could have been made focusing the gathering of new knowledge about comic books.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning projecten
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.subjectTasksen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectComic booksen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.titlePlanejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples