Mostrar el registro sencillo del ítem
Planejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhos
dc.contributor.advisor | Bulla, Gabriela da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Gisele Fredes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-07T02:04:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95013 | pt_BR |
dc.description.abstract | Conhecendo a importância e a validade do trabalho com o gênero histórias em quadrinhos na escola, o presente trabalho de conclusão de curso partiu da seguinte reflexão: como eu, professora de língua portuguesa, poderia contribuir para que meus alunos se tornassem autores de HQ (história em quadrinhos)? Para responder a essa questão, proponho um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de HQ e desenvolvo-o com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre. Esse projeto articula tarefas do livro didático adotado pela escola e tarefas e atividades pedagógicas da unidade didática por mim elaborada, pois observei que, no livro didático, apenas foram propostas tarefas de leitura e interpretação de histórias em quadrinhos, mas não de produção de HQ. Após a elaboração e implementação desse projeto de aprendizagem, proponho uma reflexão sobre as produções textuais de HQ dessa turma, relacionando-as com as tarefas e atividades pedagógicas desenvolvidas durante o projeto. Desse modo, pude relacionar conhecimentos construídos durante o projeto às produções textuais dos alunos, assim como identificar inadequações nessas produções, as quais me permitiram refletir sobre outras tarefas que poderiam ter sido elaboradas visando à construção de novos conhecimentos sobre HQ. | pt_BR |
dc.description.abstract | Knowing the importance and the validity of the work with the comic books genre in school, the following final report sets the following reflection: how could I, as a Portuguese language teacher, can help my students become comic books authors? To answer this question, I propose a learning project to promote the authorship of comics and develop it with a 6th grade class of a private middle school from Porto Alegre. This project articulates tasks from the textbook adopted by the school and from pedagogical activities of the teaching elaborated by myself, because I noticed that, in the textbook, the only proposed tasks regarding comics are text reading and interpretation, but not the production of a comic book. After the learning project elaboration and implementation, I propose a reflection about the textual productions of this class, relating them to the pedagogical tasks and activities developed during the project. Therefore, I was able to relate knowledge built during the project with the textual productions of the students, and identify inadequacies on them. This allowed me to reflect about other tasks that could have been made focusing the gathering of new knowledge about comic books. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning project | en |
dc.subject | Projeto de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tasks | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Comic books | en |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Authorship | en |
dc.title | Planejamento e implementação de um projeto de aprendizagem para promoção da autoria de histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000916908 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Letras (1216)