Interações discursivas on-line sobre epistemologia entre professores de Física : uma análise pautada em princípios do referencial sociocultural
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Data
2006Tipo
Outro título
On-line discursive interactions among physics teachers on epistemology : an analysis based on principles of the socio-cultural perspective
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar interações online em um fórum de discussão que fez parte de uma atividade a distância viabilizada pelo ambiente virtual InterAge (Rezende et al., 2003), na disciplina de Epistemologia e Ensino de Física de um curso de mestrado profissional em ensino de Física. Foram analisados os enunciados dos participantes a partir de uma ferramenta para análise de interações discursivas (Mortimer e Scott, 2002) que é pautada em princípios das teorias de Vygotsky ...
O presente estudo teve como objetivo analisar interações online em um fórum de discussão que fez parte de uma atividade a distância viabilizada pelo ambiente virtual InterAge (Rezende et al., 2003), na disciplina de Epistemologia e Ensino de Física de um curso de mestrado profissional em ensino de Física. Foram analisados os enunciados dos participantes a partir de uma ferramenta para análise de interações discursivas (Mortimer e Scott, 2002) que é pautada em princípios das teorias de Vygotsky e de Bakhtin. Esta ferramenta mostrou-se adequada, pois permitiu trazer à tona a dinâmica das interações discursivas entre a mediadora e os alunos, sendo no entanto, sua aplicação mais difícil, pois os enunciados dos participantes no fórum são, em geral, mais extensos e complexos que em uma aula. Com relação aos resultados, pode-se ressaltar que foram identificados dois padrões de interação diferentes dos já levantados por Mortimer e Scott na sala de aula de ciências: a iniciação pelo aluno, na forma de pergunta dirigida à moderadora e a iniciação pelo aluno na forma de comentário, com feedback da moderadora e de outros alunos. Na medida em que tais padrões foram freqüentes, pode-se registrar uma tendência de inversão da verticalização da atividade discursiva no fórum de discussão analisado. ...
Abstract
The purpose of the present study was to analyze on-line interactions among participants of a discussion forum that was part of an activity carried out in the InterAge virtual learning environment (Rezende et al., 2003), in the discipline “Epistemology in Physics Education” of a Master Degree Course in Physics Education. A tool based on the principles of Vygotsky’s and Bakhtin’s theories (Mortimer e Scott, 2002) has been used to analyze the enunciations of participants. This tool proved appropri ...
The purpose of the present study was to analyze on-line interactions among participants of a discussion forum that was part of an activity carried out in the InterAge virtual learning environment (Rezende et al., 2003), in the discipline “Epistemology in Physics Education” of a Master Degree Course in Physics Education. A tool based on the principles of Vygotsky’s and Bakhtin’s theories (Mortimer e Scott, 2002) has been used to analyze the enunciations of participants. This tool proved appropriate as allowed to elicit the dynamics of the discursive interactions between the mediator and the students. On the other hand, its application to on-line discourse has been more difficult than to traditional lectures, as the enunciations are, in general, long and complex in the forum. Two patterns of interaction were found, different from the ones identified by Mortimer e Scott at the science classroom: the initiation by the student with a question to the mediator and the initiation by the student in the form of a comment, with a feedback of the mediator and the other students. As these patterns were frequent, a tendency of reversing the verticalization of discursive activity can be remarked in the forum analyzed. ...
Contido em
Revista electrônica de enseñanza de las ciências. Vigo, España. Vol. 5, n. 3 (dez. 2006), p. 505-521
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