Navegação Ciências Sociais Aplicadas por Autor "Bruscato, Léia Miotto"
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Análise da imagem visual em videogames
Souza, Vinícius Nunes Rocha e (2016) [Dissertação]Há milhares de anos, as imagens visuais impactam significantemente o cotidiano do ser humano, caracterizando-se como um ótimo meio de comunicação e expressão. Com os avanços tecnológicos, evidenciam-se transformações ... -
Aquisição geométrica e de refletância para renderização baseada em física (PBR) aplicada à visualização 3D interativa
Dantas, Paulo Victor de Farias (2018) [Dissertação]O presente trabalho aborda o problema da aquisição geométrica e de refletância de objetos físicos, em especial, aqueles pertencentes ao patrimônio cultural. Por, geralmente, demandar não só conhecimentos técnicos avançados, ... -
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura
Vale, Marina Pires De Castro Aguiar (2023) [Dissertação]Este trabalho desenvolveu, implementou e avaliou uma proposta de estratégia pedagógica que contemplou o ensino do projeto morfogenético computacional, e por consequência de modelo de desempenho, na instância de Ensino ... -
Criação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGS
Bastiani, Jamile de (2023) [Tese]A história e a cultura de um povo podem ser reconhecidas por meio das edificações presentes na paisagem, entendidas como representações físicas da identidade da cidade e de seus habitantes. Com base nas críticas feitas à ... -
O digital e o regional na teoria da tectônica : um estudo de adaptação dos processos formativos da tectônica digital aos contextos regionais
Puig, Rafael Jeí Fuhr (2021) [Dissertação]Este estudo visa a compreensão da reprodução de características culturais regionais próprias da construção vernacular perpetuados através do emprego das tecnologias digitais na produção de elementos tectônicos contemporâneos. ... -
Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos por makers aplicado a mobiliário
Rosa, Pâmela Cardoso da (2018) [Dissertação]O Movimento Maker baseia-se na autoexpressão criativa e objetiva inspirar indivíduos a transformar ideias abstratas em objetos tangíveis. Os projetos executados por makers podem ser motivados por razões pessoais, comerciais ... -
Guia para o desenvolvimento de mobiliário paramétrico customizável compatível com a edição em ferramenta BIM
Gasperin, Fernanda Fontana de (2021) [Dissertação]O Design de Produto tem uma ligação direta com a Arquitetura no tocante ao projeto do mobiliário. Em função da tecnologia hoje disponível, tanto hardware quanto software bastante robustos, o Design Paramétrico (Parametric ... -
Pensamento visual e desenho : diretrizes para utilização do esboço manual na etapa inicial de ideação criativa de marcas
Rossi, Alexandre dos Santos (2023) [Dissertação]O desenho à mão livre, como esboço manual, é um importante meio de estímulo à criatividade dentro do processo projetual. Por meio dele, é possível materializar e exercitar o nosso pensamento visual na geração de ideias e ... -
Perfil e processo criativo de autores de joias em Porto Alegre
Ferreira, Marcia Oliveira (2015) [Dissertação]A partir do século passado a joalheria sofreu uma grande transformação nos valores construídos em torno da joia comumente entendida como ornamento confeccionado em material precioso. O objetivo desta pesquisa foi descrever ... -
Project Tracker : uma ferramenta computacional para captura de dados do processo de projeto em BIM
Marostega, Emílio Bier (2020) [Dissertação]No desenvolvimento de projetos, o atendimento dos prazos definidos é um fator decisivo para seu sucesso. No entanto, independentemente da indústria na qual está inserido, os atrasos em projetos são comuns devido à erros ... -
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design
Souza, Vinícius Nunes Rocha e (2021) [Tese]O exercício sistemático do desenho – enquanto debuxo – expande a criatividade e a consciência crítica dos indivíduos, caracterizando-se como um conhecimento basilar para o campo do design. No entanto, durante o processo ... -
Realidade virtual de baixo custo no ensino de design de interiores
Costa, Cauê Duarte (2019) [Dissertação]A Realidade Virtual (RV) e suas variantes, como Realidade Aumentada (RA) e 360RV, são tecnologias que ficaram em evidência nos últimos anos (tanto mercadologicamente como educacionalmente) através da popularização dos ... -
Santuário virtual : desenvolvimento de um protótipo em realidade virtual imersiva em prol da preservação animal
Nunes, Miriam dos Santos (2020) [Dissertação]A prática de usar animais selvagens como entretenimento ganhou impulso na Idade Moderna, com a expansão do colonialismo. Espécies exóticas, trazidas de várias partes do mundo, eram apresentadas ao público em zoológicos e ... -
Sistema de customização de mobiliário paramétrico aplicado ao contexto maker
Cabral, Eduardo Benites (2021) [Dissertação]O conceito de customização em massa foi introduzido nas décadas de 1970 e 1980, como resposta a mudanças culturais dos consumidores. Embora presente em diferentes segmentos industriais, como o mobiliário, apenas recentemente ... -
Sistema generativo como ferramenta de otimização do processo exploratório do Design de Produto
Fagundes, Cristian Vinicius Machado (2019) [Dissertação]No processo de projetação de um produto existem diversos modelos e ferramentas que contribuem para a concepção de um artefato. Os sistemas generativos (SG’s) surgem como uma possível ferramenta para a potencialização deste ... -
Sistemas de identidade visual generativos : projeto, processo e potencialidades
Vieira, Bruna Luz (2022) [Dissertação]Marcas são sistemas vivos que representam entidades e respondem às mudanças do contexto, em um diálogo com o ambiente e a audiência. Uma identidade de marca engloba seus aspectos tangíveis e sensoriais, incluindo a dimensão ... -
Sistemática para aprimorar ambientes organizacionais direcionados a inovações
Manica, Carlo Rossano (2015) [Dissertação]Diferenciar-se no competitivo mercado global exige que as empresas sejam cada vez mais inovadoras. Considerando que as inovações são desenvolvidas por pessoas interagindo em certo espaço, buscou-se por pesquisas sobre esses ... -
O uso da prototipagem e fabricação digital no ambiente FAB LAB
Oliveira, Diego Jucá de Lima (2016) [Dissertação]Até recentemente as novas tecnologias de fabricação digital só eram encontradas na indústria e em algumas universidades. Hoje essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e baratas e têm se consolidado como grandes ...