Navegação Ciências Sociais Aplicadas por Autor "Vargas, Lilia Maria"
Resultados 21-32 de 32
-
Impactos da intranet em unidades de informação de ensino superior da grande Porto Alegre
Rozados, Helen Beatriz Frota (2000) [Dissertação]Analisa os impactos ocorridos pela implantação da intranet em quatro unidades de informação de instituições de ensino superior da Grande Porto Alegre, especificamente a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ... -
A influência da estrutura organizacional do conhecimento sobre a estratégia empresarial
Funck, Roberto (2006) [Tese]Nesta tese busca-se, através de um estudo de casos múltiplos envolvendo três empresas e com o auxílio das técnicas de análise de redes sociais, a resposta para a seguinte questão de pesquisa: como o processo e o conteúdo ... -
A influência da Internet em negócios empresariais : identificação e caracterização de elementos para análise de sites
Janissek-Muniz, Raquel (2000) [Dissertação]A adoção da Internet como solução para o desenvolvimento de negócios tem estado entre as principais preocupações de empresas que desejam explorar novas tecnologias. Na rede, as oportunidades para a condução de negócios ... -
A inteligência competitiva como ferramenta para a organização estratégica do setor turístico : o caso do circuito internacional das missões jesuíticas do Mercosul
Reis, Helenice Rodrigues (2000) [Dissertação]O uso e a análise da informação podem transformar radicalmente os processos produtivos de setores específicos de organizações e de ambientes sociais e econômicos. A presente dissertação propõe-se a realizar um monitoramento ... -
Inteligência competitiva no monitoramento do ambiente concorrencial das pequenas e médias indústrias do pólo metal-mecânico da região de Caxias do Sul-RS
Balestrin, Alsones (1998) [Dissertação]A crescente competitividade dos mercados é uma das principais fontes de preocupações das empresas atualmente. As forças concorrenciais podem representar ameaças, principalmente, para as empresas que não monitoram o seu ... -
A interatividade como medida de eficiência : um estudo sobre efeitos cognitivos resultantes da interação com web sites e suas implicações para o marketing da web
Camara, Bruno Walter Carneiro (2001) [Dissertação]A pesquisa realizada avalia a relação entre o projeto de um Web Site1 comercial e o Flow, e a influência desse estado cognitivo sobre a comunicação de marketing do Site. É desenvolvida a partir de três perspectivas: ... -
Mudança comportamental e tecnologia da informação : pesquisa exploratória sobre o uso da Internet em uma instituição de ensino superior
Carate, Léu Cardoso (2001) [Dissertação]Esta pesquisa analisa as mudanças comportamentais e as barreiras percebidas com a adoção da Internet, na opinião do corpo docente e administrativo, da Universidade da Região da Campanha - URCAMP - BAGÉ/RS. Inicialmente, ... -
O processo de criação de conhecimento em empresas localizadas em clusters industriais : um estudo multi-caso no setor de biotecnologia na França e no Brasil
Ferasso, Marcos (2008) [Dissertação]O processo de criação de conhecimento (CC) é crucial para uma empresa, em virtude de identificar, transformar e criar ativos tangíveis e intangíveis que são mobilizados em prol de inovações. As empresas buscam superar ... -
Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
Leite, João Batista Diniz (2006) [Tese]O tema desta tese é a Gestão do Conhecimento, abordagem em evidência crescente nos meios acadêmicos e empresariais, espaços em que o conhecimento começa a ser visto como recurso substituto do trabalho. A discussão da ruptura ... -
A relevância da inteligência competitiva como recurso para a análise de informações da indústria moveleira da região de Bento Gonçalves-RS
Reginato, Carlos Eduardo Roehe (1998) [Dissertação]O aumento da concorrência exige que as empresas sejam competitivas e conheçam profundamente o ambiente do qual fazem parte. Através da busca e da análise das informações concorrenciais, as empresas poderão identificar ... -
Tecnologia da informação e gestão do conhecimento : análise contingencial do impacto da videoconferência nas variáveis estratégicas organizacionais
Spíndola Júnior, Nilton (2006) [Dissertação]Muitas organizações têm adotado tecnologias da informação no sentido de favorecer a criação ou manutenção de vantagens competitivas. No entanto, à medida que o conhecimento organizacional, resultado da interação entre as ... -
O uso da informação de patentes no planejamento estratégico de empresas indústriais : um caso aplicado ao setor de produtos de higiene pessoal e perfumaria
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura (1996) [Dissertação]Os documentos de patentes têm se mostrado uma fonte de informação valiosa, como subsídio ao planejamento estratégico de empresas industriais. Este trabalho apresenta um estudo de caso no setor de higiene pessoal e perfumaria, ...