A formação superior em história na UPA/URGS/UFRGS de 1943-1971
Visualizar/abrir
Data
2013Tipo
Outro título
Higher education in history at UPA/URGS/UFRGS from 1943 to 1971
Assunto
Resumo
Este artigo analisa a trajetória do curso de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde a sua implantação, como curso de geografia e história da Faculdade de Filosofia (1943), até 1970, quando esta foi desarticulada dando lugar ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas criado após a reforma universitária de 1968. Busca-se acompanhar as principais transformações no seu currículo, na composição do corpo docente e suas formas de recrutamento, bem como as iniciativas voltadas pa ...
Este artigo analisa a trajetória do curso de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde a sua implantação, como curso de geografia e história da Faculdade de Filosofia (1943), até 1970, quando esta foi desarticulada dando lugar ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas criado após a reforma universitária de 1968. Busca-se acompanhar as principais transformações no seu currículo, na composição do corpo docente e suas formas de recrutamento, bem como as iniciativas voltadas para a formação de professores do ensino secundário e para a pesquisa em história. Espera-se, dessa forma, contribuir para as reflexões em torno da articulação entre a história e os seus lugares de produção no Brasil. ...
Abstract
This paper analyzes the trajectory of the history course of the Federal University of Rio Grande do Sul since its implementation as a geography and history course at the School of Philosophy (1943) until 1970, when the latter was closed, thus giving way to the Institute of Philosophy and Human Sciences, created after the university reform of 1968. This is an attempt to follow the main changes that occurred in its curriculum, in the faculty composition and in its recruiting processes, along with ...
This paper analyzes the trajectory of the history course of the Federal University of Rio Grande do Sul since its implementation as a geography and history course at the School of Philosophy (1943) until 1970, when the latter was closed, thus giving way to the Institute of Philosophy and Human Sciences, created after the university reform of 1968. This is an attempt to follow the main changes that occurred in its curriculum, in the faculty composition and in its recruiting processes, along with the initiatives directed at the education for teaching in upper-secondary schools and at historical research. This study is expected to contribute to the reflections on the articulation between history and its places of production in Brazil. ...
Contido em
História da historiografia. Rio de Janeiro. N. 11 (abr. 2013), p. 122-139
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License