Mensuração e avaliação de resultados: concurso cultural Zaxy / Grendene no Facebook
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente monografia estuda as relações entre as metodologias teóricas de mensuração e avaliação de resultados, com uma ação de comunicação institucional (concurso cultural realizado no facebook chamado Zaxy Like a Diva) promovida pela empresa do setor calçadista, Grendene. O embasamento teórico apresenta um panorama de conceitos pertinentes sobre a comunicação organizacional estratégica, digital e integrada, cultura organizacional, e, metodologias de mensuração e avaliação dos resultados de u ...
A presente monografia estuda as relações entre as metodologias teóricas de mensuração e avaliação de resultados, com uma ação de comunicação institucional (concurso cultural realizado no facebook chamado Zaxy Like a Diva) promovida pela empresa do setor calçadista, Grendene. O embasamento teórico apresenta um panorama de conceitos pertinentes sobre a comunicação organizacional estratégica, digital e integrada, cultura organizacional, e, metodologias de mensuração e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação institucional. O estudo empírico é qualitativo e quantitativo. A parte qualitativa foi realizada a partir de duas perspectivas: entrevista semi-estruturada com uma representante da empresa (permitindo informações a partir do emissor da ação de comunicação) e, a análise de conteúdo de três plataformas de comunicação (blogs, sites de notícias e entretenimento e, site de reclamação), possibilitando a percepção do concurso cultural, a partir do público receptor. Os dados quantitativos foram disponibilizados pela Grendene oriundos do aplicativo do concurso cultural realizado no ambiente da rede social facebook. O cruzamento dessas informações comprovou que o concurso cultural alcançou os objetivos propostos pela Grendene e, que foi bem avaliado pelo público-alvo. A partir dos resultados mensurados, foi possível fazer avaliações embasadas em dados úteis para a organização no processo de tomada de decisões, condizentes com a realidade de mercado. As metodologias de mensuração e avaliação de resultados que auxiliaram nesse processo, direcionaram os esforços das ações de comunicação integrada de maneira sinérgica e assertiva. A conjugação de objetivos claros, público-alvo bem definido, dados confiáveis, resultados concretos e avaliações embasadas, transformam a comunicação estratégica num diferencial dentro das organizações. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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