A comunicação não-verbal: o estudo de caso da linguagem corporal como forma estratégica dentro de uma organização
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o modo como a comunicação não-verbal ocorre em uma empresa e analisar como o conhecimento sobre a linguagem corporal pode auxiliar as atividades desenvolvidas pelo profissional de Relações Públicas. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo de caso foram: pesquisa participante, análise da movimentação corporal dos funcionários na reunião de equipe e entrevista com o profissional de Relações Públicas, responsável pelo setor de comunicação. O re ...
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o modo como a comunicação não-verbal ocorre em uma empresa e analisar como o conhecimento sobre a linguagem corporal pode auxiliar as atividades desenvolvidas pelo profissional de Relações Públicas. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo de caso foram: pesquisa participante, análise da movimentação corporal dos funcionários na reunião de equipe e entrevista com o profissional de Relações Públicas, responsável pelo setor de comunicação. O referencial teórico adotado foi Baitello (1998), Rector e Trinta (1995), Pierre Weil e Roland Tompakow (2007) e Desmond Morris (2005). Após a realização deste estudo de caso considera-se que a comunicação não-verbal ao ser manifestada na reunião de funcionários ressalta os níveis hierárquicos na instituição, bem como suas relações de poder. O entendimento da linguagem corporal expressada pelas pessoas é um recurso utilizado de forma estratégica, pelo profissional de Relações Públicas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License