Construindo sentidos sobre saúde através da propaganda: a recepção da campanha antitabagisomo do governo brasileiro
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente monografia aborda a recepção da campanha do Ministério da Saúde de 2013, que explora a conscientização quanto aos malefícios do uso do tabaco. O objetivo central é analisar a relação da campanha antitabagismo do Ministério da Saúde de 2013 com determinado público (ex)fumante, refletindo sobre os processos de recepção que acontecem a partir da peça de propaganda em análise. Para tanto, a pesquisa contempla referenciais teóricos que abarcam conceitos sobre os estudos de recepção, seu p ...
A presente monografia aborda a recepção da campanha do Ministério da Saúde de 2013, que explora a conscientização quanto aos malefícios do uso do tabaco. O objetivo central é analisar a relação da campanha antitabagismo do Ministério da Saúde de 2013 com determinado público (ex)fumante, refletindo sobre os processos de recepção que acontecem a partir da peça de propaganda em análise. Para tanto, a pesquisa contempla referenciais teóricos que abarcam conceitos sobre os estudos de recepção, seu processo na comunicação, a produção de sentidos que a comunicação desperta e a linguagem publicitária. Já na etapa empírica, são realizadas três técnicas para subsidiar as diferentes leituras que o trabalho busca: abordagem qualitativa de análise documental, entrevista com roteiro semiestruturado e grupo focal, compreendendo, assim, a diversidade que os estudos de comunicação requerem. Por meio da realização da pesquisa empírica conclui-se que existem tendências nas respostas dos informantes, revelando que o cartaz suscita algo no público, mas não comporta os apelos e informações necessárias para uma campanha nacional e isolada de combate ao tabagismo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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