Um só, três filmes: produção de sentido na Triologia das Cores, de Krzysztof Kieslowski

Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta monografia investiga a atualização dos valores da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade nos filmes da Trilogia das Cores, do diretor polonês Krzysztof Kieślowski: Azul (1993), Branco (1994) e Vermelho (1994). Buscou-se compreender a produção de sentido na trilogia entendendo os filmes em relação, a partir de procedimentos de repetição e de intercruzamentos entre eles. A partir da fundamentação das micropolíticas e dos conceitos de molar, molecular e de literatura menor, ...
Esta monografia investiga a atualização dos valores da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade nos filmes da Trilogia das Cores, do diretor polonês Krzysztof Kieślowski: Azul (1993), Branco (1994) e Vermelho (1994). Buscou-se compreender a produção de sentido na trilogia entendendo os filmes em relação, a partir de procedimentos de repetição e de intercruzamentos entre eles. A partir da fundamentação das micropolíticas e dos conceitos de molar, molecular e de literatura menor, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, realizou-se uma argumentação teórica sobre o posicionamento dos valores no campo político. Considerando-se a teoria do sentido proposta por Deleuze, e com base na análise semiótica, efetuou-se a caracterização dos ideais revolucionários como paradoxos, analisando as figuras de expressão desses paradoxos nos filmes a partir de relações intersemióticas estabelecidas por articulações entre elementos audiovisuais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
