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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorGarrido, Ivan Lapuentept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:19:37Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8849pt_BR
dc.description.abstractA orientação para o mercado vem sendo bastante estudada, principalmente a partir da década de 90. Esses estudos, entretanto, focaram, predominantemente o mercado doméstico das organizações. Somente no final dos anos 90 e no início dos anos 2000, os estudos em orientação para mercado passaram a orientar-se também para o mercado internacional. Nesta tese, investigam-se os temas orientação para o mercado externo, performance internacional e estratégias de internacionalização de empresas. Visa-se, especificamente, aprofundar o conhecimento das relações existente entre eles. Para isso, alguns passos foram fundamentais no desenvolvimento da pesquisa: a proposição de um modelo teórico hipotetizando as relações entre os temas; a validação de escalas confiáveis para capturar o nível de orientação para mercado externo e performance exportadora das organizações; o teste empírico das hipóteses. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, realizou-se um levantamento com aproximadamente 600 empresas exportadoras brasileiras. Como resultados gerais, além da validação das escalas de orientação para mercado externo e performance internacional das organizações, foi possível verificar que as estratégias de internacionalização e a experiência internacional das organizações moderam positivamente a relação entre orientação para mercado externo e performance internacional. Outros resultados e implicações do estudo também foram discutidos.pt_BR
dc.description.abstractThe market orientation has been studied a lot, mainly from the 90s. These studies, however, focused, predominantly the domestic market of the organizations. Only by the end of the 90s, and the beginning of the 2000s, the studies in market orientation started being guided to the International Market too. In this thesis, it investigates the themes, international market orientation, international performance and entry strategies for international markets. The main objective is to go deeper into the knowledge of their relation. To study this, some steps were extremely important in the research development: the proposal of a theoretic model hypothesizing the relation among the themes, the validity of trustful scales to catch the level of international market orientation export performance of the organizations, the empiric test of the hypothesis. Through descriptive-exploratory research, it was made a study with nearly 600 Brazilian export companies. As general results, besides the validity of the orientation scales to foreign market and international performance of the organizations, it was possible to verify that the internationalization strategies and the international experiences of the organizations moderate positively the relation between foreign market and international performance. Other results and implications of the study were also discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrientação : mercadopt_BR
dc.subjectMercados internacionaispt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.titleA relação entre orientação para mercado externo, estratégias de internacionalização e performace exportadorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000589807pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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