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dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorJardim, Fábio dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-08T01:50:57Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88279pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo dissertar, no âmbito da Educação Matemática, sobre os conhecimentos de Estatística básica de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, escola federal situada na cidade de Porto Alegre. A partir de uma atividade prática, com foco na proposta interdisciplinar defendida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi realizado um estudo de caso que tratasse de responder a questões relacionadas ao pensamento estatístico utilizado de forma empírica e ao entendimento dos alunos quanto à relevância do Ensino de Estatística. Embasado na teoria de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), dentre outros autores, defendo a importância de se explorar a Estatística no Ensino Médio, direcionado não só ao ENEM, como também à formação pessoal e ao Ensino Superior. Também explico, através de Yin (2001) e Ponte (2006), como é orientado um estudo de caso, mostrando como ele foi planejado dentro dessa prática e em função dela. Sigo apresentando a descrição das atividades, realizadas em 6 encontros, e minhas análises acerca delas. A partir dos resultados dessa pesquisa, pude concluir que o pensamento estatístico se faz presente intuitivamente nos alunos e que se torna relevante seu desenvolvimento, contribuindo de forma positiva para o exercício da cidadania, o Ensino Superior e o mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to dissert, in ambit of Mathematic Education, about the knowledge of basic Statistic of a group of students in the 3rd year of High School of Colégio de Aplicação da UFRGS, federal school located in the city of Porto Alegre. From a practical activity, focusing on interdisciplinary proposal defended by Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a case study was conducted to respond to issues related to statistical thinking used empirically and to the students’ understanding about the relevance of Statistical Education. Based on the theory of Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), among other authors, I defend the importance of exploring the Statistics in High School, directed not only to the ENEM, as well as personal formation and High Education. Also explain, through Yin (2001) and Ponte (2006), how a case study is oriented, showing how it was planned within this practice and in accord of that. Follow showing the description of the activities carried out in 6 meetings, and my analysis about them. From the results of this research, I was able to conclude that the statistical thinking is present intuitively in students and its development becomes relevant, contributing positively to the exercise of citizenship, Higher Education and the labor market.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo disertar, en el contexto de la Educación Matemática, sobre el conocimiento de Estadística básica de un grupo de estudiantes en el último año del Liceo en el Colégio de Aplicação da UFRGS, escuela federal ubicada en la ciudad de Porto Alegre. A partir de una actividad práctica, centrándose en la propuesta interdisciplinaria defendida por el Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se realizó un estudio de caso para responder a cuestiones relacionadas con el pensamiento estadístico que se utiliza empíricamente y a la comprensión de los estudiantes en cuanto a la pertinencia de la educación estadística. Basado en la teoría de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins y Ponte (2010), entre otros autores, defiendo la importancia de explorar las estadísticas en el Liceo, dirigido no sólo al ENEM, así como a la formación personal y educación superior. También explico, a través de Yin (2001) y Ponte (2006), como es orientado un estudio de caso, mostrando cómo él fue planeado dentro de esta práctica y en su función. Continúo con la descripción de las actividades, realizadas en 6 encuentros, y mis análisis de ellas. A partir de los resultados de esta investigación, me puse capaz de concluir que el conocimiento estadístico se hace presente intuitivamente en los estudiantes y se hace relevante su desarrollo, contribuyendo positivamente al ejercicio de la ciudadanía, educación superior y al mercado de trabajo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeaching statisticsen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity in ENEMen
dc.subjectEnseñanza de estadísticaes
dc.subjectEstudio de casoes
dc.subjectInterdisciplinariedad en el ENEMes
dc.titleEstatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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