Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorManica, Evandropt_BR
dc.contributor.authorGarstka, Susanapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-08T01:50:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88264pt_BR
dc.description.abstractO Álcool é um tipo de droga psicotrópica lícita presente na realidade contemporânea e na vida de muitos adolescentes. Para evitar problemas referentes ao consumo abusivo, é fundamental que haja informação a respeito desse tema. Um professor de matemática que queira abordar na sua disciplina o tema Álcool, do ponto de vista da farmacologia e das consequências sobre o organismo, necessita de informação para planejar essa abordagem, no entanto, os materiais disponíveis em nível de Ensino Médio são poucos. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma vivência individual em Modelagem Matemática sobre o tema Álcool, na qual a principal fonte de dados e informações foi obtida em bibliografias médicas e alguns problemas do cotidiano foram propostos para serem resolvidos a partir desse estudo realizado. A partir desta vivência, foi possível constatar a dificuldade em se obter informações sobre o assunto e que o material encontrado quase sempre utiliza uma matemática mais básica e restrita a dados estatísticos. Contudo, foi possível produzir um material que pode ser adaptado oferecendo diferentes possibilidades de ensino e aprendizagem em Matemática, reforçando conceitos como de função, gráfico, média, porcentagem e outras, e que possibilita a aprendizagem dos efeitos e consequências do consumo de álcool no organismo. Também se vislumbrou a possibilidade de se trabalhar a Matemática em conjunto com outras áreas de conhecimento como, por exemplo, Química e Biologia, entre outras.pt_BR
dc.description.abstractFor quite some time, alcohol has been a psychotropic licit drug present in many teenagers lives. In order to avoid problems relative to excessive use of alcohol, it is necessary to obtain reliable information on the possible damages on someones mind and body. A mathematics teacher in high school who wants to address this subject with his/her students has almost no information about the pharmacokinetics and effects of alcohol in the body. This work has the purpose to study causes and effects of alcohol in the body by means of mathematical modeling using references form the medical literature. Some everyday situations were proposed in order to have an interaction with the modeling process. After the completion of this work , we realized how difficult is to obtain good data about the use and effects of alcohol applicable to our situation. In the available references we found that basic mathematics and basic statistical data were used. Despite all that, it was possible to produce a collection of notes, presented here, which can be adapted and offer different possibilities for teaching and learning in Mathematics, using concepts such as function, graphs, average, percentage among others. Hopefully the content of these notes will help us to learn more about some of the effects and consequences of the excessive consumption of alcohol. Finally, we observed the possibility of interaction with other subjects such as Biology, Chemistry among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlcoholen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCorrelated themesen
dc.subjectÁlcool : Consumopt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleA matemática nas práticas sociais : efeitos e consequências da ingestão de álcoolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912436pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples