Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência : possíveis marcas na constituição das professoras
dc.contributor.advisor | Almeida, Dóris Bittencourt | pt_BR |
dc.contributor.author | Gimenes, Cristiane Camargo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-06T01:49:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88134 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a formação docente na contemporaneidade e seus entrelaçamentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID. As motivações para a escolha e desenvolvimento da pesquisa estão relacionadas à inserção da investigadora com o PIBID durante a graduação. A partir das narrativas de algumas bolsistas egressas, a investigação se propôs a buscar as possíveis marcas da formação vivenciadas no Programa e discutir em que medida o Projeto colaborou na formação dessas professoras. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza como um estudo de caso, pois se trata de um grupo delimitado a ser investigado. O recurso utilizado para a empiria foi a entrevista semiestruturada com questões que orientaram a investigação. Os parceiros teóricos que apoiaram o estudo são: Antônio Nóvoa e Maria Helena Cavaco sobre formação docente e sobre docência compartilhada foram importantes as leituras de Traversini; Xavier; Rodrigues; Dalla Zen e Santos. Os resultados da pesquisa indicam que o Projeto deixou marcas na formação dessas professoras, entre elas, o desenvolvimento da autonomia, o valor das atividades de cunho formativo, especialmente considerando as aproximações da temática indígena, e a docência compartilhada como um apoio e reconhecimento da eficiência dessa prática em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência : possíveis marcas na constituição das professoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911536 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)