Show simple item record

dc.contributor.advisorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorPolo, Ana Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88133pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a investigar o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em seu subprojeto Pedagogia, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A escolha dessa temática aconteceu devido à participação da pesquisadora neste Programa. O objetivo do estudo é investigar como o trabalho do PIBID Pedagogia é percebido pelas docentes da instituição e, em alguma medida, conhecer quem são essas professoras. Para discutir sobre formação de professores, foram utilizados os seguintes autores: Antônio Nóvoa, que teoriza sobre desprofissionalização e identidade docente, José Gimeno Sacristán que discute sobre a relação entre teoria e prática. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se como instrumento para a produção de dados para a pesquisa um questionário aplicado com as docentes da escola pesquisada e, na sequência, entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras das turmas em que o PIBID atua diretamente, assim como com a supervisora do Projeto na escola. A partir dos dados produzidos através das duas ferramentas metodológicas utilizadas, infere-se que a maioria das professoras desconhece o PIBID e seu funcionamento na escola, porém, consideram um Projeto relevante para que o diálogo entre escola e Universidade aconteça. Essas informações apareceram especialmente nas entrevistas realizadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleInterfaces entre Universidade e escola : narrativas de professoras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID em uma escola de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911533pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record