Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Lisiane Mateuspt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88132pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise os poemas que os alunos do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre construíram durante o ano letivo de dois mil e doze. Tem como objetivo verificar marcas da experiência na família e na escola, nas produções desses alunos, inferindo as implicações dessas relações na constituição do sujeito. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa do tipo análise documental. Este estudo está ancorado nos estudos de LARROSA (2002), FREIRE (1996), DALLA ZEN (1997), MATURANA (2002) e outros. A partir das análises desenvolvidas destaca-se a importância da família e da escola nas aprendizagens e relacionamentos, deixando evidente o quanto as instâncias sociais contribuem para a construção de sentidos e significados pelo sujeito.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectContexto socialpt_BR
dc.titleVida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911530pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples