Vida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Munhoz, Lisiane Mateus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-06T01:49:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88132 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise os poemas que os alunos do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre construíram durante o ano letivo de dois mil e doze. Tem como objetivo verificar marcas da experiência na família e na escola, nas produções desses alunos, inferindo as implicações dessas relações na constituição do sujeito. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa do tipo análise documental. Este estudo está ancorado nos estudos de LARROSA (2002), FREIRE (1996), DALLA ZEN (1997), MATURANA (2002) e outros. A partir das análises desenvolvidas destaca-se a importância da família e da escola nas aprendizagens e relacionamentos, deixando evidente o quanto as instâncias sociais contribuem para a construção de sentidos e significados pelo sujeito. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Contexto social | pt_BR |
dc.title | Vida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911530 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)