Corpos que se educam através do movimento na dança de salão da Educação Integral
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo trata de uma oficina de dança em uma escola de Educação Integral e busca questionar se a dança de salão contribui para a educação dos corpos das crianças. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a professora responsável pela oficina de dança. O material empírico foi produzido utilizando ferramentas inspiradas na etnografia e é composto por: entrevistas narrativas, fotografias, filmagens e observação ...
Este artigo trata de uma oficina de dança em uma escola de Educação Integral e busca questionar se a dança de salão contribui para a educação dos corpos das crianças. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a professora responsável pela oficina de dança. O material empírico foi produzido utilizando ferramentas inspiradas na etnografia e é composto por: entrevistas narrativas, fotografias, filmagens e observação participante do grupo da dança de salão. O conceito de corpo foi central para as análises e é compreendido como uma construção que se dá pela cultura e pelo meio social em que vive o sujeito. O estudo possibilitou verificar que a instituição escolar pesquisada conseguiu exercer certo grau de controle sobre os corpos dos sujeitos pesquisados por meio da dança. Ou seja, a dança de salão tem contribuído para melhor controlar e governar os corpos das crianças para que se tornem socialmente mais adequados. ...
Abstract
This article deals with a dance workshop at an Integral Education school and tries to question if ballroom dancing contributes to the education of children’s bodies. The research was conducted at a state school in Porto Alegre/RS, with students in the early years of elementary school and the teacher responsible for the dance workshop. The empirical material was produced using tools inspired on ethnography and comprises: narrative interviews, photos, footages and participant observation of the b ...
This article deals with a dance workshop at an Integral Education school and tries to question if ballroom dancing contributes to the education of children’s bodies. The research was conducted at a state school in Porto Alegre/RS, with students in the early years of elementary school and the teacher responsible for the dance workshop. The empirical material was produced using tools inspired on ethnography and comprises: narrative interviews, photos, footages and participant observation of the ballroom dancing group. The concept of body was central to the analysis and it is understood as a construction that happens though the culture and the social environment in which the individual lives. The study allowed to verify that the school researched was able to exercise some kind of control over the bodies of the subjects studied through dance. In other words, ballroom dancing has contributed to a better control and to govern the children’s bodies to become more appropriate socially. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License