Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específ ...
O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License